O terroir português, os seus perfeitos pastos verdes originam os sabores genuínos dos queijos portugueses, produzidos com toda a paixão.
Portugal é conhecido pelos seus excelentes pastos e, na história nacional, a pastorícia foi sempre um estilo de vida ou uma atividade tradicional importante, sendo o queijo português a “estrela”. A produção de queijo é uma arte e este é um importante elemento da nossa gastronomia.
Os queijos portugueses, quer sejam produzidos com leite de ovelha, vaca, cabra ou mistura, variam de região para região em termos de textura, sabor e matéria gorda.
A industria queijeira nacional adaptou receitas originais e tornou possível experienciá-las internacionalmente.
Atualmente, Portugal possui 11 IGPs (Indicação Geográfica Protegida) e 1 IG (Indicação Geográfica, existindo igualmente vários produtos DOP (Denominação de Origem Protegida).
Com o passar dos anos, Portugal conseguiu preservar os seus queijos tradicionais e a indústria tornou também possível oferecer internacionalmente queijos que respeitam as receitas originais, permitindo assim responder às possíveis preferências do consumidor nacional e internacional.
Tecmaia – Parque de Ciência e Tecnologia da Maia
Rua Eng.º Frederico Ulrich, 2650
4470-605 Moreira da Maia, Portugal